Matias Monteiro (1980)

Matias Monteiro (Brasília - 1980) fez sua primeira exposição individual em 1984 em um pequeno apartamento na rua Saint Marc, Montreal, Canadá. Seus pais emolduraram seus desenhos e os expuseram na sala de estar, mas, afoitos, terminaram pendurando-os de cabeça para baixo. Matias pendura seus próprios desenhos desde então. Hoje, é mestre em Poéticas Contemporâneas (2008) e Bacharel em Artes Plásticas (2004) pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Atualmente é graduando em Museologia pela UnB.





(a)notações-paisagem



Sob a curadoria de Karina Dias, (a)notações-paisagem reúne uma série de trabalhos do brasiliense Matias Monteiro e explora os trajetos possíveis para uma geografia percebida, que se apresenta por meio das noções e apropriações de espaço do artista. Com nuvens de espuma sintética, folhas de tecido e desenhos em papel vegetal, a exposição propõe ao visitante que conheça um mundo lúdico, rico em detalhes, porém, composto de elementos de natureza precária e pertencentes, originalmente, a outros ambientes.

Nesta mostra, o principal elemento de interação proposto é o olhar, que se torna uma ferramenta de compreensão e uma exigência para que a paisagem apresentada perdure ao longo das identificações e especulações de cada obra. Assim, os cenários criados por instalações e esculturas acabam gerando espaços extraordinários, compostos por lembranças pertencentes à infância e retratados em uma espécie de fábula, que sem nuances românticas ou dóceis dá lugar às angústias e incômodos do ambiente natural.



(a)notações-paisagem

Abertura: 10 de novembro de 2011, às 19 horas
Visitação: de 11 de novembro a 23 de dezembro de 2011
De segunda a sexta-feira das 10h às 19h. Aos sábados, das 14h às 18h.
Visitas orientadas: durante todo o período da exposição, podendo ser agendadas pelo telefone (61) 3316-5221
Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça – Ed. Sede do Tribunal de Contas da União (SAF Sul Quadra 4 lote 1)