Matias Monteiro (1980)

Matias Monteiro (Brasília - 1980) fez sua primeira exposição individual em 1984 em um pequeno apartamento na rua Saint Marc, Montreal, Canadá. Seus pais emolduraram seus desenhos e os expuseram na sala de estar, mas, afoitos, terminaram pendurando-os de cabeça para baixo. Matias pendura seus próprios desenhos desde então. Hoje, é mestre em Poéticas Contemporâneas (2008) e Bacharel em Artes Plásticas (2004) pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Atualmente é graduando em Museologia pela UnB.





SUPERFRÁGIL - Mostra de Desenhos


A fragilidade é uma virtude muitas vezes subestimada.

Todo desenho é um acontecimento atmosférico. O desenho retira da delicadeza e sutileza que lhes são próprias sua potência e vigor como exercício poético. Talvez não haja nada tão próximo, e, ao mesmo tempo, tão distante da escrita.

Desenho é o percurso de um material sobre uma superfície. É o convite a uma errância. Propomos, portanto, também essa exposição como um convite a um percurso incerto, cujos referências são essas tantas linhas, esses tantos riscos corridos: caminhos que nos conduzem pelas fantasgorias de Pedro Ivo, as criptografias de LHWolf, as paisagens lacrimosas de Paulo Faria, a lúdica arquitetura afetiva de Yana Tamayo, por esse ímpeto arqueológico de Clarice Gonçalves ou pelos rastros/vestígios coletados por Allan de Lana. Todas essas encenações do desenho como percursos (im)possíveis, os quais somos convocados (talvez seduzidos) a percorrer.

Luciana Paiva e Matias Monteiro

.

Exposição SUPER FRÁGIL – Mostra de Desenhos

Galeria Objeto Encontrado

de 5 de fevereiro a 5 de março de 2010

.

Artistas:

LHWolf

Allan de Lana

Pedro Ivo Verçosa

Yana Tamayo

Paulo Faria

Clarice Gonçalves

.

Curadoria:

Matias Monteiro e Luciana Paiva


Projeto Expográfico:

Matias Monteiro

.

Produção:

Carolina Barmell

Monica Tachotte

Luciana Ribeiro

.

Supervisão de Montagem:

João Angelini

.

Design Gráfico:

Matias Monteiro

.

Apoio:

Multiplacas

.

Realização:

Equipe DNB






convites aqui